
A taxa Selic, taxa básica de juros da economia, chegou a 13,25% em janeiro, impactando diretamente o mercado imobiliário brasileiro. O cenário traz desafios para compradores, investidores e construtoras, mas profissionais do setor apontam que ainda há boas oportunidades para quem deseja adquirir um imóvel.
Em Aracaju, os imóveis tiveram uma valorização de quase 14% no último ano, e a tendência é que os preços continuem subindo. De acordo com Anderson Ramos, presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe (ACI-SE), esse aumento se deve a diversos fatores, incluindo o custo da construção civil e a demanda ainda aquecida.
“A alta da Selic impacta diretamente o financiamento. Com juros mais altos, o crédito fica mais difícil e os bancos tendem a ser mais restritivos na liberação. Isso afeta desde o programa Minha Casa, Minha Vida até empreendimentos de padrão mais elevado”, explica Anderson Ramos.
Apesar do aumento das taxas, o presidente da ACI destaca que ainda é um bom momento para investir em imóveis, pois a valorização continua. “Quem compra hoje, adquire um imóvel por um preço menor do que pagaria em seis meses. Nesse cenário, o papel do corretor de imóveis se torna ainda mais essencial porque orienta o comprador sobre as melhores condições de financiamento, ajudando a encontrar taxas de juros mais baixas e planos mais acessíveis”, afirma.
Assessoria
ilustração: Internet