Carol Barreto está presente na exposição coletiva intitulada “O Quilombismo. De Resistência e de Insistência. De Fuga como Luta. De Outras Filosofias Políticas Igualitárias Democráticas.”, com curadoria de Bonaventure Soh Bejeng. A exposição simboliza a reabertura da Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas Mundiais), Berlin-Alemanha, e ficará aberta até dia 17 de setembro de 2023.
Criadora do projeto Modativismo, Carol Barreto é Artista Visual, Designer de Moda Autoral, e Professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia. A sua criação é uma instalação visual que perpassa não apenas pelas pesquisas acadêmicas relacionadas às questões de raça e gênero, mas abre discussões sobre sua relação com o território de origem, processos de aquilombamentos e seu reencontro com a religiosidade de matriz africana. Para a exposição “O Quilombismo”, foi elaborada uma instalação a partir de têxteis manuais, cuja obra soma mais de 40 metros de tramas, construídas por mulheres de diversas origens, especialmente do Quilombo de Ilha de Maré-BA e da Associação das Rendeiras de Saubara – BA.
Barreto, é a primeira artista do vestuário a expor em Berlin – Alemanha. A artista está entre os mais de 70 artistas visuais da Diáspora Africana, convidados a ocupar a Casa das Culturas Mundiais, mostrando suas experiências/linguagens artísticas, oriundas de distintas regiões do mundo.
Serviço
O que é: Exposição coletiva “O Quilombismo. De Resistência e de Insistência. De Fuga como Luta. De Outras Filosofias Políticas Igualitárias Democráticas.”.
Assessoria de Imprensa