Departamento de Fisioterapia da UFS promove a campanha ‘Março Amarelo’

medical consultation – close up asian female doctor is explaining the situation to woman after Uterus ultrasound

Para ampliar a conscientização sobre a endometriose, o mês de março é dedicado à campanha “Março Amarelo”, que visa informar a população sobre sintomas, impactos na qualidade de vida e formas de prevenção e tratamento da doença.

A endometriose é uma doença inflamatória crônica que afeta cerca de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva no Brasil, o que corresponde a aproximadamente 6 milhões de brasileiras. A doença atinge cerca de 10% das mulheres em todo o mundo e causa cólicas intensas em 80% dessas mulheres. Essa condição ocorre quando o tecido que reveste o interior do útero, chamado endométrio, cresce fora dele, atingindo órgãos como ovários, intestinos e bexiga.

Os principais sintomas incluem cólicas menstruais intensas, dores durante a relação sexual, dor ao urinar e evacuar e dor pélvica crônica, além de infertilidade. Estima-se que entre 30% e 50% das mulheres com endometriose podem apresentar dificuldades para engravidar.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz da endometriose. No entanto, muitas mulheres desconhecem a doença ou demoram a procurar ajuda médica, o que pode agravar o quadro clínico. Em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 26,4 mil atendimentos relacionados à endometriose e cerca de 8 mil internações.

Para chamar a atenção do público em geral, a equipe do projeto de pesquisa de Dor Pélvica Crônica na Endometriose do Laboratório de Pesquisa em Neurociências, vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e coordenado pela professora doutora Josi DeSantana, promove uma ação educativa no RioMar Aracaju, nesta quinta-feira, 13 de março, Dia Nacional de Luta contra a Endometriose.

Durante o evento, estudantes de fisioterapia e fisioterapeutas especializadas em Saúde da Mulher e em dor crônica estarão disponíveis para atender ao público para tirar dúvidas, falar sobre os sinais e sintomas, fatores de piora e melhora da dor e possíveis tratamentos. A ação acontece das 10h às 22h, no Piso L1 do shopping, próximo à Kalunga.

A iniciativa busca reforçar a importância de manter os exames em dia e facilitar o diagnóstico precoce da endometriose, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das mulheres afetadas pela doença.

Assessoria

image
Prefeitura de Aracaju promove capacitação de atendimento ao turista
image
Prefeitura de Aracaju promove ação de banho assistido para PcDs na Orla de Atalaia
Foto_Divulgação (1)
IncluZoom realiza exposição fotográfica 'Aracaju Além das Lentes'