DER e Cohidro firmam cooperação para recuperar estradas e limpar canais de irrigação

O Departamento Estadual colabora fornecendo máquinas e operadores que fazem a restauração e roçagem das estradas

 

Desde o mês passado, máquinas do Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER-SE) estão trabalhando na recuperação e piçarramento das estradas vicinais e roçagem das margens dos canais de irrigação do Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé de São Francisco, Alto Sertão Sergipano. A parceria bem-sucedida iniciou em 2021, por toda malha viária do Califórnia, com os canais revitalizados entre setembro e outubro daquele ano. Mas, desta vez, o Termo de Cooperação Técnica também abrangeu o Perímetro Irrigado Jabiberi, em Tobias Barreto, Centro-Sul do estado. Com isso, o agricultor ganha praticidade para escoar a produção agrícola irrigada, assim como são facilitadas a operação do perímetro e assistência ao produtor por parte da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).

De acordo com Paulo Sobral, diretor-presidente da Cohidro, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), o projeto facilita o acesso às unidades de operação de bombeamento, reservatório, adutoras, hidrantes e aos lotes onde os técnicos agrícolas da empresa prestam assistência ao agricultor.

“Com as estradas boas, o custo de manutenção da frota diminui para o Estado. A roçagem dos canais impacta muito também, já que essa vegetação estraga as placas de concreto dos canais e lançam material orgânico na água – interferindo na qualidade e prejudicando bombas e equipamentos de irrigação, com entupimentos”, explica Sobral. Além dos benefícios mencionados, a melhoria das estradas reduzirá o valor do frete dos produtos. “O agricultor e o consumidor final vai comprar um produto sem o valor de frete impactado por estradas ruins”, avalia Sobral.

O diretor de Operações do DER-SE, Vinícius de Andrade, comemora a parceria com a Cohidro, com a junção dos dois entes do Estado trabalhando de forma cooperada. “O DER faz o seu papel, que é conservar a área viária do estado de Sergipe e claro, dentro da medida do possível, sempre auxilia os demais órgãos do Estado. No caso dos perímetros da Cohidro, a gente tem que fazer a limpeza das estradas vicinais e dos canais”. Segundo Andrade, esse trabalho ajudará a melhorar a trafegabilidade na região. “Ao gastar menos com o veículo, a pessoa economiza o frete na hora de escoar a produção. Vai andar mais rápido, não vai ter nenhum tipo de infortúnio como quebras ou qualquer tipo de problema mecânico”, conclui.

O presidente da Cooperativa de Fomento Rural e Comercialização do Perímetro Irrigado Califórnia Ltda (Coofrucal), e também irrigante, Levi Alves Ribeiro, reivindicou pela melhoria nas estradas que cortam os lotes do perímetro. Ribeiro participa ativamente do projeto e chegou a colaborar com as equipes de engenharia, mostrando os pontos mais sensíveis das estradas a problemas provocados pelas chuvas e que mereciam mais atenção nas obras. “Aqui temos o acompanhamento, e assistência técnica muito competente para o fornecimento de água e a manutenção do perímetro”. Segundo ele, a assistência ao perímetro é um trabalho contínuo e em execução. “Estamos buscando outras políticas públicas e as ações do Governo do Estado. E já estamos trabalhando na recuperação e piçarramento das estradas”, conclui.

Esse projeto mudará a vida dos agricultores, como Geraldo Francisco Lima, agricultor irrigante do Califórnia. “As novas estradas vão agilizar a escoação da nossa mercadoria. Será tudo mais fácil e rápido. O governo está olhando nossas estradas e o que acontece no projeto Califórnia”, assinalou o produtor rural.

Foto: Paulo Ricardo

WhatsApp Image 2024-07-11 at 10.09
Banda Nata do Samba vai se apresentar em Aracaju nesta sexta-feira (12)
IMG_20240702_004334_115
Abrahão Crispim será homenageado na festa dos 90 anos do SEEB/SE
andersonramos_presidenteaci
Presidente da ACI/SE denuncia problemas na emissão do ITBI na Barra dos Coqueiros
Rolar para cima
Rolar para cima