Entendendo a Inflação e a importância dos Investimentos: Protegendo seu dinheiro e preservando o poder de compra

A compreensão do impacto da inflação e a relação com a expansão da base monetária (M2) é crucial para todos que desejam preservar e aumentar seu poder de compra ao longo do tempo.

Neste artigo, vamos explorar o que é a inflação, como ela se relaciona com a injeção de dinheiro na economia e, mais importante, como os investimentos desempenham um papel fundamental na proteção do seu patrimônio.

– O que é a Inflação

A inflação é o aumento contínuo e generalizado dos preços de bens e serviços em uma economia ao longo do tempo. Ela reduz o poder de compra da moeda, fazendo com que o mesmo montante de dinheiro compre menos do que compraria anteriormente.

No Brasil o índice oficial utilizado pelo governo para medir a inflação é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE, divulgado mensalmente. Mas, esse índice é consequência de outro que poucos conhecem.

– Relação com a Base Monetária (M2)

A base monetária M2 representa a quantidade total de dinheiro em circulação na economia, incluindo moeda física, depósitos à vista e algumas formas de poupança.

Quando há uma expansão significativa da base monetária, como ocorre em momentos de políticas monetárias expansionistas, isso pode contribuir para o aumento da inflação.

O excesso de dinheiro em circulação leva geralmente a um aumento na demanda por bens e serviços, o que, por sua vez, pressiona os preços para cima.

Bruno Aragão

[email protected]

@ValleyInvest

O conteúdo dos textos são de inteira responsabilidade do autor

WhatsApp Image 2024-07-11 at 10.09
Banda Nata do Samba vai se apresentar em Aracaju nesta sexta-feira (12)
IMG_20240702_004334_115
Abrahão Crispim será homenageado na festa dos 90 anos do SEEB/SE
andersonramos_presidenteaci
Presidente da ACI/SE denuncia problemas na emissão do ITBI na Barra dos Coqueiros
Rolar para cima
Rolar para cima