Falta de higiene bucal pode desencadear diversas doenças em gatos, alerta especialista

Você sabia que escovar os dentes não deve ser um hábito exclusivo dos humanos? Os felinos também precisam ter uma rotina de higiene bucal para evitar prejuízos à saúde. Em gatos, a falta de escovação adequada pode desencadear problemas como doença periodontal, gengivite, estomatite, abscessos dentários e até mesmo doença renal crônica e problemas cardíacos.

Um estudo do Journal of Feline Medicine and Surgery concluiu que, aproximadamente, 80% dos gatos com mais de três anos têm algum grau de gengivite, uma inflamação das gengivas que é o estágio inicial da doença periodontal. Esta condição pode progredir para periodontite se não for tratada.

A especialista em felinos e fundadora da Toca dos Gatos, Candice Garcia, explica que a sensação de sensibilidade provocada pela gengivite lembra a que nós sentimos ao tomar um sorvete, por exemplo.

“A gengiva pode ficar tão inflamada que acaba retraindo, expondo a raiz do dente. Com a raiz exposta, o gato sente a mesma sensibilidade que nós sentimos ao tomar uma água gelada, beber algo muito quente ou encostar em uma área sensível do dente. É aquela sensação desagradável de arrepio que todos conhecemos. Além disso, o acúmulo de tártaro causa manchas escuras nos dentes, mau hálito e pode levar a uma salivação excessiva”, explica.

Os problemas relacionados à higiene bucal dos gatos ainda podem se agravar de forma que prejudiquem a alimentação. “Aparecem úlceras na língua e isso impede dele se alimentar, porque comer e, até beber água, dói”, ressalta Candice Garcia.

Ainda segundo a especialista, acredita-se que a infecção oral crônica também contribui para a inflamação sistêmica e o desenvolvimento de problemas renais, demonstrando uma conexão entre a falta de higiene bucal e a saúde geral do animal. “Por isso dizemos que a saúde começa pela boca”, ressalta.

Cuidados

O ideal é que a escovação dos dentes dos gatos seja feita, no mínimo, uma vez por dia. Embora essa possa ser uma tarefa desafiadora para muitos tutores, é fundamental para preservar a saúde bucal dos felinos.

“Sabemos que escovar os dentes dos gatos pode ser uma prática complicada, especialmente se não começarmos desde cedo. O ideal é iniciar a escovação quando o gato ainda é filhote, para que ele se acostume. Tentar escovar os dentes de um gato com 2, 3 ou mais anos de idade, sem esse hábito prévio, pode ser muito difícil, pois é provável que ele não aceite. Portanto, é importante iniciar desde pequenino e recompensá-lo após cada escovação para tornar a experiência mais agradável”, pontua Candice.

Ainda de acordo com a fundadora da Toca dos Gatos, primeira clínica exclusiva para felinos de Sergipe, existem também outras alternativas que podem ajudar na higiene bucal.

“Existem sprays dentários, líquidos que se misturam à água de beber, funcionando como um ‘enxaguante bucal’ para gatos, e geis que podem ser aplicados diretamente nos dentes. Essas opções auxiliam na limpeza e na manutenção da saúde bucal, mas é importante complementá-las com escovações regulares”, finaliza.

Assessoria de imprensa

WhatsApp Image 2024-12-12 at 19.18
Futuros secretários da gestão de Emília Corrêa já trabalham para 2025
A feira acontece simultaneamente no RioMar e Jardins
Serra do Machado Feita à Mão" chega aos shoppings RioMar Aracaju e Jardins
Thiago Santos
Índice de desocupação de jovens cai em Sergipe e representa efetividade das políticas públicas desenvolvidas pelo governo