Funcap lança Edital de Premiação Araripe Coutinho para reconhecer agentes e referências da cultura popular em Sergipe

A Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) anunciou nesta quinta-feira, 9, o lançamento do Edital de Premiação Araripe Coutinho, com o objetivo de reconhecer e incentivar financeiramente importantes agentes culturais de Sergipe. O edital irá premiar profissionais que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento artístico e cultural do estado.

As inscrições estarão abertas até o dia 20 de novembro e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Sergipe. O investimento total é de R$ 630 mil, recursos repassados pelo Governo Federal por meio da Lei Paulo Gustavo.

 

Serão contempladas cinco categorias, cada uma destinada a um grupo específico de profissionais da cultura, totalizando 118 vagas. Entre as medidas para promover a democratização e descentralização dos investimentos, estão a reserva mínima de 30% das premiações para pessoas negras (pretas e pardas) e 10% para pessoas indígenas.

 

Conheça as categorias:

Mestres da Cultura Popular: voltada para mestres, referências ou lideranças que se dedicam à preservação da identidade e da cultura sergipana, e que tenham mais de 50 anos de idade.

 

Personalidade Artística: destinada a personalidades artísticas que tenham uma trajetória reconhecida pelo povo sergipano devido aos serviços prestados.

 

Pesquisadores Culturais: voltada para escritores e pesquisadores naturalizados ou residentes em Sergipe há mais de 10 anos, que tenham realizado pesquisas publicadas sobre cultura em geral, com ênfase na cultura sergipana.

 

Personalidades da Área Técnica: destinada a profissionais com ampla carreira nas atividades técnicas da cultura em Sergipe, como técnicos de som, iluminação, stagehand (técnicos de palco), roadies, maquinistas e cenógrafos.

 

Figuras Populares: voltada para personalidades do universo social e/ou cultural sergipano que sejam consideradas referências conhecidas pela população. É importante ressaltar que personalidades políticas que tenham exercido mandato nos últimos 8 anos estão excluídas dessa categoria.

 

Mais informações sobre o edital podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].br ou telefone (79) 3198-7805.

 

Essa iniciativa marca um passo importante para o reconhecimento e valorização da cultura sergipana, ao dar visibilidade, incentivar financeiramente e fortalecer a identidade cultural desses agentes culturais tão importantes para o presente e futuro das artes no estado.

 

Sobre Araripe Coutinho

O edital recebe o nome de Araripe Coutinho, um renomado poeta sergipano que teve uma vida profundamente imersa na arte e literatura, sendo conhecido por sua abordagem subversiva, original e provocativa. Nascido no Rio de Janeiro, Araripe mudou-se para Sergipe aos 11 anos, onde encontrou seu verdadeiro lar, recebendo os títulos de cidadão aracajuano e sergipano. Além de se formar em Letras, ele também exerceu as profissões de apresentador de TV e articulista em diversos veículos jornalísticos do estado. Sua dedicação às letras era evidente, sendo membro do Movimento de Apoio Cultural da Academia Sergipana de Letras e diretor da Biblioteca Municipal de Aracaju. Ao longo de sua carreira, o poeta lançou 13 obras, incluindo uma coletânea especial em comemoração aos seus 20 anos de trajetória, em 2009.

Assessoria de imprensa

WhatsApp Image 2024-07-11 at 10.09
Banda Nata do Samba vai se apresentar em Aracaju nesta sexta-feira (12)
IMG_20240702_004334_115
Abrahão Crispim será homenageado na festa dos 90 anos do SEEB/SE
andersonramos_presidenteaci
Presidente da ACI/SE denuncia problemas na emissão do ITBI na Barra dos Coqueiros
Rolar para cima
Rolar para cima