Jovens participam de Oficina de Compostagem Caseira

Ao todo, 18 jovens do IJCPM participaram da oficina

Dando início à Semana do Meio Ambiente, o RioMar Aracaju, em parceria com o IJCPM e a Îanderé Engenharia Sustentável, promoveu uma Oficina de Vermicompostagem para alunos do Instituto JCPM. A primeira atividade do shopping alusiva à data, aconteceu na última terça-feira, dia 4 de junho, apresentando aos alunos todo o processo, teórico e prático, para a produção de uma composteira doméstica que, além de ajudar a preservar o meio ambiente, fornece nutrientes para o cultivo de plantas, hortas e flores em casa.

Segundo a coordenadora de Sustentabilidade do empreendimento, Vivianne Andrade, o objetivo da oficina foi trazer uma prática que, de forma simples, pudesse mostrar aos alunos a importância de trabalhar o destino correto do resíduo orgânico dentro de casa. “A nossa ideia foi trazer para os jovens a percepção de que é possível transformar, recriar e contribuir para a qualidade de vida no planeta. Mostrar que um processo simples, como a composteira doméstica, pode oferecer inúmeros benefícios ao meio ambiente”, diz a coordenadora.

Entre as vantagens que a compostagem promove para a comunidade estão a redução de resíduos, diminuindo a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários e os custos com coleta e tratamento desses resíduos; diminuição na emissão de gases do efeito estufa; melhoria da saúde do solo através da transformação do resíduo orgânico em húmus e a produção de produtos livres de agrotóxicos.

Durante o encontro, os alunos puderam colocar a mão na massa e aprenderam a preparar as caixas composteiras adequadamente, para oferecer um ambiente propício ao desenvolvimento das minhocas e produzir um material rico em nutrientes para a plantação.

A Oficina de Vermicompostagem foi ministrada por Igor Pinheiro, Engenheiro Florestal e Doutor em Engenharia, com expertise em criar soluções inovadoras que abordam desafios ambientais complexos. Para ele, o tema do workshop foi pertinente à Semana do Meio Ambiente, pois fez uma conexão com vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODS). “Podemos inserir a oficina em 7 dos 17 objetivos, entre eles ‘fome zero e agricultura sustentável’, ‘saúde e bem-estar’, ‘educação de qualidade’, ‘cidades e comunidades sustentáveis’, ‘consumo e produção responsáveis’, ‘ação contra a mudança global do clima’ e ‘paz, justiça e instituições eficazes’. A prática da compostagem doméstica é uma forma simples e eficaz de contribuir para um meio ambiente mais sustentável”, pontuou Igor.

O workshop levou conhecimento e educação ambiental a 18 jovens do IJCPM, que aproveitaram o momento para aprender e esclarecer dúvidas. Ao final do curso, as duas caixas composteiras produzidas durante a oficina foram sorteadas entre os alunos. Letícia Souza Mota e Letícia Rezende foram as completadas e puderam levar as caixas para dar continuidade ao processo de compostagem em suas residências.   

WhatsApp Image 2024-07-11 at 10.09
Banda Nata do Samba vai se apresentar em Aracaju nesta sexta-feira (12)
IMG_20240702_004334_115
Abrahão Crispim será homenageado na festa dos 90 anos do SEEB/SE
andersonramos_presidenteaci
Presidente da ACI/SE denuncia problemas na emissão do ITBI na Barra dos Coqueiros
Rolar para cima
Rolar para cima