Lançamento da 21ª edição do Calendário M.E. Ateliê contará com exposição em homenagem a Gilberto Gil

Em sua 21ª edição, o Calendário M.E. Ateliê Fotografia tem como tema ‘POR AÍ’, uma forma de contemplar lugares que foram registrados pelo fotógrafo Mário Edson em suas viagens. O lançamento do calendário 2023 acontecerá no próximo dia 12 de dezembro, às 19h30, no ME Ateliê da Fotografia – Ladeira do Boqueirão, n.6, Santo Antônio Além do Carmo, juntamente com uma mostra da cobertura fotográfica do ‘Viramundo’ – espetáculo do Balé do Teatro Castro Alves, em tributo aos oitenta anos do artista Gilberto Gil.

O calendário 2023, que ficará exposto até 31 de janeiro, de quinta a domingo, das 16 às 19h, com entrada gratuita, é um recorte dos diversos registros fotográficos feitos pelo fotógrafo e artista plástico Mário Edson, durante seus passeios na Alemanha, Argentina, Áustria, Cuba, Espanha, França, Hungria, Itália, México, Peru, Portugal, República Tcheca e Vaticano.

“Em meio a dezenas de milhares de imagens, elenquei 12 países, cujas imagens me impactaram mais, não só pela beleza, mas por sua poética própria e, sobretudo, seu valor histórico. Algumas saem da caixinha dos tradicionais cartões postais e se impõem por sua rara beleza. ‘POR AÍ’, registros de lugares onde andei”, explica Mário.

A capa do calendário será com a imagem do Muro de Lennon, um local cheio de grafites coloridos, imagens e mensagens de paz e amor que chamam bastante a atenção daqueles que passam em uma rua próxima a Kampa Island, em Praga. Um espaço que se tornou um memorial ao Beatle e seus ideais de paz, assim como um símbolo de liberdade durante o regime comunista.

Mário revela que a inspiração para esta edição veio após o isolamento causado pela pandemia da Covid 19, onde foi possível refletir mais sobre os prazeres de viajar e poder contemplar isso além do físico. “Poder oferecer uma forma de viajar que ultrapassa os limites do necessariamente físico as pessoas é minha contribuição para a construção e sedimentação da utilização dos sentidos em prol de uma saúde psicológica sem necessariamente estar refém de deslocamento físico. E para aqueles que o fazem fisicamente uma provocação, quanto instigo a olhar o mundo com outros olhos, em outras direções”.

Para o idealizador, os registros feitos no Peru, México, Itália e Cuba refletem muitas questões pessoais. Foram lugares onde as suas energias ultrapassaram o limite do visual, do físico, traduzindo uma riqueza energética que as torna singular.

 

Exposição Espetáculo Viramundo – 80 anos Gilberto Gil

 

Em paralelo ao lançamento do calendário, no dia 12 de dezembro acontece a abertura da exposição ‘Viramundo’, com 17 registros fotográficos que foram feitos pelo fotógrafo Mário Edson durante a cobertura do espetáculo realizado pelo Balé do Teatro Castro Alves em homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil. Além de uma pintura óleo sobre tela representando o cantor, produzida por Rogério Silva .

 

Mário destaca a importância desse trabalho e o impacto na sua carreira, trazendo uma memória afetiva muito grande. “A grandeza e o valor do corpo de Balé do TCA e suas criações, sempre inovando e provocando, além da excelente sacada que foi debruçar-se sobre a obra de Gil. Foi de uma riqueza espetacular, construir e nos legar com o melhor da dança”, comemora.

 

Para o artista plástico, homenagear mais um artista através de uma exposição no M.E. Ateliê da Fotografia, reforça a construção do trabalho com três linguagens artísticas – fotografia, artes plásticas e dança – em um único momento, brindando a cidade de Salvador. “Essa homenagem é uma forma de contribuir e fazer a parte que me é devida para construção de um todo que nos possibilite dias melhores, além de ser uma forma de reconhecimento e afeto ao grande artista Gilberto Gil”, finaliza.

 

 

SERVIÇO

Lançamento da 21ª edição do Calendário M.E. Ateliê contará com exposição em homenagem a Gilberto Gil
Onde – ME Ateliê de Fotografia, Santo Antônio Além do Carmo — Ladeira do Boqueirão, nº 6.
Quando – 12 de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023, de quinta a domingo, das 16h às 19h.
Gratuito

Fonte: Assessoria do evento

WhatsApp Image 2024-07-11 at 10.09
Banda Nata do Samba vai se apresentar em Aracaju nesta sexta-feira (12)
IMG_20240702_004334_115
Abrahão Crispim será homenageado na festa dos 90 anos do SEEB/SE
andersonramos_presidenteaci
Presidente da ACI/SE denuncia problemas na emissão do ITBI na Barra dos Coqueiros
Rolar para cima
Rolar para cima