Com programação diversificada que inclui palestras e atividades culturais sobre vivência de mulheres negras e suas trajetórias, o projeto Narrativas de Mulheres Negras acontece hoje, 26, no Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, às 11h, com entrada gratuita.
Desenvolvido pela Rede de Mulheres Negras de Sergipe, que envolve 18 entidades, “o Projeto Narrativas de Mulheres Negras tem o objetivo de contar a história da mulher negra para jovens possibilitando e estimulando a refletir sobre essas narrativas e contribuição da mulher negra por meio de outras perspectivas”, destaca uma das coordenadoras do Projeto, Judy Ben.
O projeto estreou na última segunda-feira, 24, e segue até o dia 26, deste mês, fomentando a mulher negra sob um novo olhar, além de ser um momento de inspiração para os jovens e o início de uma caminhada nas instituições de ensino sejam elas públicas ou privadas.
“Vamos estimular professores e alunos a trabalhar e fazer uma reflexão sobre a lei 10.639/03 para ser aplicada independentemente da disciplina, para que eles tenham informação sobre a história e cultura negra. É uma oportunidade que deveríamos ter durante o ensino básico, mas estamos plantando a sementinha e é de extrema importância e emocionante para que os jovens possam ter contato com as reais narrativos. Nosso papel, enquanto rede, é provocar para que a lei 10.639/03 seja aplicada na grade curricular do ensino fundamental e médio”, finaliza Judy Ben.