Novembro Azul: “É melhor perder o preconceito do que perder a vida”, afirma vereador Cícero do Santa Maria

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, 9, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) usou o espaço da tribuna para falar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Segundo o parlamentar, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

O parlamentar destacou a campanha Novembro Azul, que trata, justamente da prevenção e lembrou que o homem precisa ter um cuidado maior com a saúde. “Não podemos deixar para nos cuidar só no mês de novembro, porque é preocupante o número de mortes por causa do câncer de próstata e temos que fazer o exame preventivo”, ressaltou o vereador Cícero do Santa Maria.

Ainda segundo o parlamentar, muitos homens deixam de fazer o exame por causa do preconceito. “Infelizmente, em pleno 2023, ainda há homens que relutam em fazer o exame. Temos que deixar esse mito de lado, porque ninguém vai deixar de ser homem por causa do exame. É melhor perder o preconceito do que perder a vida”, frisou Cícero, lembrando que faz o exame todos os anos.

E como forma de ampliar a prevenção, o vereador ainda solicitou ao governador Fábio Mitidieri (PSD) e ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) a ampliação do número de médicos urologistas. “Vamos facilitar o acesso a esses médicos, porque, muitas vezes, a população não consegue no posto de saúde e é preciso que aproveitem este mês para disponibilizar médicos para atender a comunidade mais carente”, pediu Cícero.

Solicitações
Ainda em seu discurso na tribuna, o vereador Cícero do Santa Maria fez algumas cobranças realizadas por moradores dos Conjuntos Orlando Dantas e Valadares. De acordo com ele, no Orlando Dantas, há um campo de futebol localizado na Praça Chico Mendes, que está abandonado.

“A comunidade nos procurou porque o espaço está precisando de uma reforma urgente, pois não há mais os alambrados de proteção, inclusive, na semana passada, uma criança, que passava pela calçada, foi atingida na cabeça por uma bola e precisou ser encaminhada ao hospital”, disse Cícero revelando que a criança passa bem.

Já no Conjunto Valadares, no Bairro Santa Maria, o parlamentar destacou que foi procurado por moradores da Rua B19. “No local, há uma verdadeira cratera que coloca em risco a população e, com a chuva, o buraco só faz aumentar e é preciso que Emurb, com urgência, faça algo para proteger a comunidade”, cobrou.

Outra rua visitada pelo vereador foi a A4, na comunidade São Lucas, também conhecido como Valadares II. “Lá, existem quatro ou cinco fossas estouradas, o que deixa um tremendo mau cheiro e faço o pedido à Emurb para que possa devolver a tranquilidade da comunidade”, disse.

Assessoria de Imprensa

Foto: Gilton Rosas

WhatsApp Image 2024-07-11 at 10.09
Banda Nata do Samba vai se apresentar em Aracaju nesta sexta-feira (12)
IMG_20240702_004334_115
Abrahão Crispim será homenageado na festa dos 90 anos do SEEB/SE
andersonramos_presidenteaci
Presidente da ACI/SE denuncia problemas na emissão do ITBI na Barra dos Coqueiros
Rolar para cima
Rolar para cima