por Lucas Oliver
Hoje a gente vai falar de um ponto turístico que talvez seja o mais queridinho e visitado da capital sergipana: Orla da Atalaia. Lembrada como a Orla mais bonita do Brasil, a Orla da Atalaia, possui 6km de extensão, com diversos equipamentos para uma experiência única e prazerosa, seja ela sozinho, a dois, com amigos ou em família.
Por lá, você tem o contato direto com a natureza e ao mesmo tempo está dentro da zona urbana aracajuana. A sua beleza arquitetônica, misturada a praia de mar calmo e quentinho, além da passarela do caranguejo, que reúne bares e restaurantes e espaços instagramáveis que impressionam turistas e sergipanos. Um verdadeiro centro gastronômico que traz diversas opções como pratos feitos com frutos do mar, a drinks deliciosos com frutas da estação. Vale a pena experimentar.
Quando você estiver neste espaço, a primeira parada obrigatória para uma foto, e talvez seja o mais baladado ponto preferido dos turistas que visitam a Orla da Atalaia: caranguejo gigante, que é o mascote da Cidade. Conhecida como uma capital tranquila, hospitaleira, segura e limpa. A noite em Aracaju é aconchegante e nada agitada. Ideal para quem vem curtir dias ensolarados e calmos, com direito a ouvir um bom forró e degustar de uma gastronomia de qualidade.
A dica de milhões é ficar hospedado em algum dos vários hotéis espalhados pela Av. Santos Dumont (a principal da Orla). A partir de agora, o AJU360º vai te levar para conhecer alguns equipamentos da Orla mais bela do País. Vem com a gente!
Arcos da Orla
Antes de seguirmos ao Oceanário, que tal parar nos Arcos da Orla e fazer aquela foto com o nome “Eu amo Aracaju”?. Para você que é geração Tiktoker, os Arcos da Orla já existiam, afinal eles foram construídos em 1994, durante o projeto Orla, do então governador de Sergipe, João Alves Filho. Agora, vamos ao Oceanário, né?
Oceanário
A galera que tem mais de 30 anos, sabe que as atividades do Projeto Tamar, em Sergipe, começaram no início da década de 1980, quando a primeira base do Brasil foi instalada em Pirambu, em 1982. Conhecida como Centro de Visitantes, localizada nos lagos da Orla de Aracaju, a Fundação Projeto Tamar monitora 150km de praias e protege quase 8.000 desovas e 600 mil filhotes a cada temporada reprodutiva das tartarugas marinhas. Cerca de 80% são da espécie oliva, a menor entre as tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.
Inaugurado há 21 anos, para divulgar as atividades do Projeto Tamar e dar apoio as atividades de pesquisa, educação ambiental e inclusão social que ocorrem nas comunidades costeiras, também conhecido como Oceanário de Aracaju, é o primeiro oceanário do Nordeste e abriga mais de 50 espécies de animais marinhos, dulcícolas e de grandes profundidades e o curioso é que o Projeto Tamar tem o formato de uma tartaruga. Para visitar, você compra o ingresso na bilheteria do espaço e, ao entrar, você vai conhecer a história dos oceanos e das espécies, além de ser uma verdadeira aula sobre educação ambiental.
Formadores da Nacionalidade
Caminhando pela Orla você vai encontrar o Monumento aos Formadores da Nacionalidade, que traz diversas estátuas em homenagem a algumas das figuras mais importantes da história do Brasil, entre elas a Princesa Isabel, Zumbi dos Palmares, Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), Dom Pedro II, Juscelino Kubitschek, entre outros. Você vai relembrar das aulas de história da sua infância e adolescência. A Orla, além de reunir atrativos naturais, também faz seu papel cultura e histórico.
Praia da Atalaia
Pois é, não é que por trás da Orla mais bonita do Brasil, existe uma praia própria para banho com água morna e calma? A faixa de areia e um bom pedaço de mar rasinho, com ondas tranquilas é um convite para um banho relaxante. Em diversos pontos da Orla existem passarelas de madeira que dão acesso à praia. Para maior comodidade, há uma estrutura com barracas e quiosques que oferecem cadeira, guarda-sol, bebidas e petiscos. Deu até vontade de pegar o protetor solar, o chapéu e sandália de dedos para curtir um dia ensolarado, bora?
Ufah! Quantos equipamentos bacanas a Orla da Atalaia oferece, isso porque não comentei das quadras de tênis, da pista de skate, dos espaços com aparelhos de ginástica e nem dos lagos que no fim da tarde ficam lotados de gente praticando alguma atividade física ou admirando a paisagem sendo iluminada com o pôr do sol. Você entendeu por que a Orla é a mais bonita do Brasil, né?
Foto: Gilton Rosas