A Praça Fausto Cardoso está localizada na Avenida Ivo do Prado, antiga Rua da Aurora, que contempla os poderes Legislativo e Judiciário, além do palácio Museu Olímpio Campos e a vista privilegiada do rio Sergipe. Foi construída dois anos depois de Aracaju ter sido transformada em capital da antiga Província de Sergipe, em 1857.
No passado, esse espaço público foi conhecido como ‘Praça do Imperador’, ‘Praça do Palácio’, ‘Praça da República’ e ‘Praça Tiradentes’, sendo denominada com o atual nome em lá em 1912, como homenagem ao político e revolucionário, Fausto Cardoso, que foi executado no local, no dia 28 agosto de 1906, durante o episódio conhecido como ‘a tragédia de Sergipe’.
Segundo os historiadores, o crime foi motivado por um confronto político e ideológico envolvendo Fausto Cardoso e o ex-presidente de Sergipe, o padre Olímpio Campos. Fausto não aceitava o governante à República e fazia discursos contra o posicionamento dele. O deputado federal acusava Olímpio Campos de uma manobra para criar duas novas vagas no Tribunal de Relação – uma delas para o seu irmão, Guilherme Campos – e depois extingui-las, afastando dois antigos desembargadores, seus adversários.
Na praça, você encontra a estátua do Fausto Cardoso que contém a seguinte frase: “vou morrer defendendo a honra da minha terra”. A praça Fausto Cardoso é ideal para passeios em família e bate papo entre amigos nos fins de tarde. Em sua volta, existem bancos, lanchonetes, restaurantes e, à noite, durante as datas comemorativas como Natal e São João, a praça é enfeitada e vira um lindo cartão-postal iluminado. Suas árvores e o coreto rementem o Brasil império. Por onde você olhar há história sobre a política sergipana. A praça Fausto Cardoso também foi palco da primeira edição do Forró Caju, há quase 30 anos, além de cenário de diversos carnavais, desfiles cívicos, etc.
Passeando pela praça, você vai encontrar idosos jogando dama, dominó ou baralho. A praça que remete a calmaria do interior, possui uma história marcante pela agitação do vai e vem dos automóveis, no Centro da Capital Sergipana. Mais um pedacinho de Aracaju para se encantar.
Sugestões por meio do email [email protected] ou pelo Instagram @SouLucasOliver. Até o próximo destino.