
No domingo (09/02), durante a abertura do Campeonato Sergipano, a equipe da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju participou da campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”. A iniciativa foi promovida pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher do Ministério Público, com o apoio da Coordenadoria da Mulher, Centro de Referência de Atendimento à Mulher, SOS Maria da Penha, Conselho de Direitos da Mulher, Associação Brasileira de Mulheres das Carreiras Jurídicas (ABMCJ), entre outros.
A advogada da equipe, Vanessa Reillane, explicou que “o objetivo central da ação foi a conscientização do combate à violência contra a mulher. É importante destacar que essa iniciativa é apartidária e busca a união de toda a rede para fortalecer a proteção às mulheres, sem protagonismo. A Câmara de Vereadores já vem promulgando leis no que se refere ao combate à violência e ao aprimoramento das ações para proteger as vítimas. A Procuradoria da Mulher desta Casa soma esforços com toda a rede e se compromete a participar de todas as ações que forem possíveis. Além de estreitar laços com as instituições envolvidas, buscaremos a implementação das políticas públicas definidas pelo nosso legislativo, bem como o acolhimento de mulheres vítimas e o fortalecimento de projetos já em andamento”, concluiu.
A psicóloga Ana Karoliny também esteve na ação e destacou que “participar de um evento como esse é de suma importância para fortalecer o trabalho contra qualquer tipo de violência contra a mulher, em parceria com órgãos de proteção e trabalho em rede. Dias de jogos são dias que, infelizmente, há uma incidência maior de violência contra a mulher, e estar presente nesta campanha, na abertura do Campeonato Sergipano, possibilita maior visibilidade e reforço ao Feminicídio Zero”, pontuou.
Sobre a Procuradoria da mulher
É um órgão da Câmara Municipal de Aracaju que tem como objetivo oferecer assistência e promover o combate à violência doméstica, orientando sobre os direitos da mulher, informações sobre formação profissional e política, além de encaminhar casos aos órgãos de assistência da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado.
A Procuradoria pode receber denúncias, examinar informações, orientar e encaminhar aos órgãos competentes. Também fiscaliza a execução de programas da Prefeitura de Aracaju que visem à igualdade de gênero e a realização de campanhas educativas. Além disso, firma parcerias nacionais e internacionais e promove pesquisas, palestras e estudos sobre violência e discriminação.
A população pode entrar em contato com o serviço por meio de visita à sede da Procuradoria da Mulher, localizada na rua Itabaiana, nº 74, ou virtualmente, através do e-mail: [email protected]
Assessoria