Projeto de Cícero do Santa Maria homenageia São Tomás More

A sessão ordinária desta quinta-feira, 16, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi bastante comemorada pelo vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) pela aprovação, em segunda discussão, do Projeto de Lei 96/2024, de sua autoria, e que institui o 22 de junho, como o Dia Municipal em homenagem a São Tomás More, padroeiro dos governantes e políticos.

“Eu fico muito feliz porque devemos homenagear pessoas que tenham uma representatividade efetiva e que tenham serviços prestados à sociedade e São Tomé foi um homem que sempre foi guiado pela fé, pela honradez e pelo senso de justiça”, ressaltou o vereador Cícero do Santa Maria.

Integrante da Frente Parlamentar Católica da CMA, Cícero revelou que se sente muito honrado em poder homenagear um santo. “Ele foi um homem justo e honrando e que merece todo o nosso respeito”, afirmou.

Tomás More nasceu em Londres, na Inglaterra, no ano de 1478. Seus pais eram cristãos e educaram os filhos no seguimento de Cristo. Ele foi canonizado em 1935.

Naquele tempo havia conflitos entre o rei Henrique VIII e o papa Clemente VII. O rei, que já era casado com Catarina de Aragão, queria que o papa anulasse seu casamento para casar-se com a cortesã Ana Bolena.

Tomás More era chanceler e conselheiro do rei. Mas, acima de tudo, era um homem que sabia nortear sua vida à luz da ética e dos valores cristãos. Por discordar-se da situação, foi acusado de alta traição.

Após um controverso julgamento foi condenado à morte por decapitação. Duas semanas antes, pelo mesmo motivo, já havia sido decapitado o bispo Dom João Fisher. O rei usou o Parlamento inglês, que se curvou diante dele e publicou o Ato de Supremacia, que proclamava o rei e seus sucessores como chefes temporais da Igreja da Inglaterra. Foi o início da Igreja anglicana.

Pela assessoria de imprensa do Parlamentar
Foto: Gilton Rosas

Foto Arthuro Paganini
Renda irlandesa recebe reconhecimento merecido no Arraiá do Povo 2024
WhatsApp Image 2024-06-11 at 11.14
Cicero do Santa Maria cobra distribuição de carteiras para pacientes com fibromialgia
SAVE_20240610_170924
CASACOR Sergipe irá acolher a 1ª CASA DO ARTESANATO SERGIPANO
Rolar para cima
Rolar para cima