Reconhecimento nacional: dois projetos educacionais de professores da rede municipal de ensino da Barra dos Coqueiros foram pré-selecionados no Prêmio “Educador Transformador”, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O prêmio reconhece projetos de escolas públicas ou privadas que fomentam o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes empreendedoras, que visam possibilitar a transformação do conhecimento e da experiência em resultados para o indivíduo e para a coletividade. Todos inscritos concorreram em sete categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio Regular; Educação Profissional; Educação Superior e Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Na categoria Educação Profissional foram pré-selecionados 283 projetos de todo o Brasil, que seguirão para a etapa final de seleção do Prêmio. Entre os 283, estão os dois projetos da Barra dos Coqueiros: “Amigos do Trânsito”, da Escola Municipal Profª Mª Lígia dos Santos Moura, e o Projeto “Arte Na Escola – Brincadeiras De Criança”, da Escola Municipal Deoclides José Pereira. As ações são coordenadas, respectivamente, pela professora Verônica Ximenes e pelo professor, Luiz Gustavo Bispo.
Amigos do Trânsito
Voltado aos estudantes do ensino Fundamental dos anos iniciais, o projeto “Amigos no Trânsito” visa contribuir na construção de valores no trânsito, como o respeito ao próximo para a proteção da vida, através de dinâmicas diversas. A iniciativa enaltece que os conceitos e o desenvolvimento de bons hábitos no trânsito perpassam por vertentes que abrangem diversos componentes curriculares, podendo ser inseridos de forma constante e diversificada, sendo ofertados por meio de metodologias teóricas e lúdicas, práticas e conceituais.
Segundo a idealizadora do projeto “Amigos no Trânsito”, Verônica Ximenes, o Código Nacional de Trânsito precisa ser conhecido pelas crianças de acordo com seu grau cognitivo de compreensão. “Existem regras, deveres e direitos a serem cumpridos por todos. A gente apresenta as normas de circulação e conduta para que todos possam ir e vir com segurança e sem conflitos”, conta.
Para ela, o prêmio Professor Educador é uma excelente oportunidade de compartilhar ideias e projetos que podem inspirar outros educadores. “Já participei algumas vezes deste prêmio. Atualmente, sou bicampeã sergipana e vice-campeã nacional neste prêmio. A docência me trouxe a música, o teatro, a pintura e o aprendizado, como elementos primordiais. Amo ser professora. O chão da escola é o meu alimento”, destaca.
Arte na Escola – Brincadeiras de Criança
Garantir e enaltecer a verdadeira essência lúdica do Mês das Crianças, celebrado anualmente em outubro: assim nasceu a ideia do Projeto “Arte na Escola”, coordenado pelo professor, Luiz Gustavo Bispo. A iniciativa aconteceu com a apresentação de telas que compõem a obra “Brincadeiras de Criança” do artista plástico Ivan Cruz.
O projeto consistiu em fomentar o conhecimento da vida e obra do autor para que as crianças pudessem reproduzir as pinturas. Para a execução do projeto, os alunos realizaram pesquisas sobre a biografia do artista, analisando e aprendendo sobre o contexto histórico das obras. O objetivo foi cumprido: entrar no universo lúdico da arte e incentivar o desenvolvimento real das crianças no feliz mundo das brincadeiras, fugindo das problemáticas urbanas que o público infantil tanto sofre nos dias atuais.
“Além de inserir a arte na vida dos alunos, foi mostrado para eles um universo tido como antigo, fazendo com que eles percebessem como é bom ser criança e viver experiências longe da internet e das telas de celulares e computadores, aproximando-os cada vez do universo das brincadeiras e brinquedos”, explica Luiz.
“As atividades envolviam ainda as esferas fora da escola: em suas residências, os alunos conversaram com seus pais, tios e avós sobre as brincadeiras da infância de seis responsáveis e familiares. Na escola, as experiências de cada criança eram debatidas em roda de conversa e, em seguida, eram colocadas em prática, criando um elo entre gerações e valorizando a importância do brincar”, pontua o idealizador do projeto.
Para Luiz, o fato de o projeto já ter sido pré-selecionado representa o reconhecimento do trabalho docente. “Muitos são os projetos que executamos em sala de aula e, como eu costumo dizer, é preciso evidenciar essas ações para além dos muros da escola. Ser educador é um privilégio. Apesar de tantos desafios, gosto de ser um educador e, consequentemente, poder contribuir para a formação de cada aluno”, conta.
Caminho certo
“Para a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, ter esses projetos pré-selecionados para a etapa final do Prêmio é uma alegria imensa”, considera o prefeito do município, Alberto Macedo.
“Isso já demonstra o reconhecimento de que nossa educação municipal está trilhando um caminho certo. Indica que estamos investindo em uma educação que se preocupa com o viés transformador e de verdadeira formação cidadã de pessoas que serão o futuro de nosso município. É com um processo educacional assim que garantimos aos anos vindouros cidadãos que respeitarão valores éticos, exercendo empatia, coletividade e respeito”, completa Alberto.
Assessoria