Recôncavo Afro Festival começa na próxima quarta (20); cineasta Antonio Pitanga e a cantora Sued Nunes estão entre as atrações

Começa oficialmente na próxima quarta-feira (20), no município de Cachoeira, a programação do Recôncavo Afro Festival (RAF), evento dedicado a difundir as produções de artistas negros e negras do território da Bahia. A solenidade de abertura contará com a participação da cantora Sued Nunes, no Cine Theatro Cachoeirano. Diversas atrações culturais estão previstas para acontecer até o dia 24 de novembro (domingo), em simultaneidade com São Félix, onde o RAF estreia no dia 21 (quinta-feira). As cidades de Maragogipe, Santo Amaro e Salvador serão as próximas a sediar o evento. 

Dividido nas categorias Audiovisual, Artes Visuais, Artes Cênicas e Música Instrumental, o RAF promove uma série de atividades gratuitas espalhadas por importantes espaços culturais do Recôncavo. Durante os cinco dias de programação, o eixo Cachoeira – São Félix vai receber uma Feira de Empreendedorismo, Sessões de Filmes, Exposições de Obras de Artes e Apresentações Musicais e de Dança, desde orquestras e fanfarras tradicionais ao Baile TBT, festa que celebra a diversidade e oportuniza a cena independente da música baiana.

Pensando em oferecer atividades de diferentes linguagens, o festival busca empoderar os talentos pretos deste território, proporcionando visibilidade e reconhecimento. Serão dias repletos de música, dança, artes visuais, cinema e celebração da cultura do Recôncavo Baiano. A curadoria foi cuidadosamente planejada para proporcionar uma experiência rica em referências artísticas para a comunidade negra da Bahia, mostrando ao Brasil toda a potência cultural deste território“, disse Marvin Pereira, coordenador de curadoria do RAF. 

Mostras de Cinema

Dentro do circuito de mostras cinematográficas, o grande destaque será a exibição de “Malês”, dirigido e estrelado por Antonio Pitanga. O filme poderá ser assistido na sexta-feira (22), às 18h30, no Cine Theatro Cachoeirano, e contará com a presença ilustre do cineasta baiano, que celebra 65 anos de carreira. Ao lado da atriz Samira Carvalho, que interpreta a personagem Abayomé, a dupla de artistas vai participar de um bate-papo com o público. 

Com cenas gravadas em Cachoeira e Salvador, o longa-metragem chega aos cinemas no dia 14 de novembro e reconta a história da Revolta dos Malês, considerada a maior rebelião de africanos escravizados do Brasil. Nomes como Rocco Pitanga, Camila Pitanga e Patrícia Pillar também integram o elenco. 

Do outro lado da ponte sobre o Rio Paraguaçu, em São Félix, o RAF terá uma programação predominantemente audiovisual, com exibições de longas e curtas-metragens do Recôncavo e de estados como Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. “Estamos na expectativa de mergulhar na cultura dessas cidades que compõem o Recôncavo e conhecer essa variedade de artistas e linguagens, promovendo esse intercâmbio cultural e descentralizando essas produções da capital. No setor de audiovisual, por exemplo, temos uma efervescência de projetos cinematográficos que foram produzidos na região ou fora dela, como o filme Malês, que tem cenas gravadas em Cachoeira, além de outras produções que fazem parte da história do cinema brasileiro”, disse Everlane Moraes, curadora de Audiovisual do RAF.

Próximas datas

As próximas paradas do RAF serão em Maragogipe, de 28 a 30 de novembro; Santo Amaro, de 5 a 7 de dezembro; e Salvador, de 12 a 15 de dezembro. A programação será divulgada em breve.

O Recôncavo Afro Festival é uma idealização da Odé Produções e Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com patrocínio da Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução. O projeto recebe o apoio do Governo da Bahia através da Secretaria de Cultura e Superintendência de Fomento ao Turismo.

Para mais informações, acesse o site oficial do festival: https://www.reconcavoafrofestival.com ou acesse o perfil no Instagram @reconcavoafrofestival.

Sobre o Filme Malês

Malês é um longa dirigido por Antonio Pitanga e conta com o roteiro de Manuela Dias. A narrativa é baseada em fatos históricos, onde retrata a Revolta dos Malês, a maior revolução da história organizada por negros escravizados na Bahia, em Salvador durante 1835, levantando pautas contra o racismo extremo e à intolerância religiosa. A insurreição mobilizou a população negra, escravizada e liberta pelas ruas de Salvador contra a escravidão. Após a revolta não gerar um bom resultado, os manifestantes e responsáveis da organização foram duramente punidos e a represália contra os negros no Brasil só aumentou desde então.

PROGRAMAÇÃO CACHOEIRA

QUARTA | 20/11

Espaço: Cine Theatro Cachoeirano

18h – Mesa de abertura: O Sagrado Afro Diaspórico escrito nas paredes da música de Sued Nunes. Participação de Sued Nunes com mediação de Luana Souza

Espaço: Antigo Pouso da Palavra

20h – Abertura da exposição de artes visuais com Shai Andrade, curadora e artista visual

QUINTA | 21/11

Espaço: Antigo Pouso da Palavra

13h às 22h – Exposição de Artes Visuais com Ludimila Lima Santana e Almir Lemos

Espaço: Praça 25 de Junho

13h às 22h – Feira empreendedora

Espaço: Praça 25

20h30 às 23h – Baile TBT

DJ Samir convida MC Jayne

Laraapio

DJ Well convida DJ Pipe

SEXTA | 22/11

Espaço: Praça 25 de Junho

13h às 22h – Feira empreendedora

Espaço: Antigo Pouso da Palavra

13h às 22h – Exposição de Artes Visuais

14h – Mesa temática: Patrimônio, Cultura e o Recôncavo com Keu de Carneirinho

Espaço: Cine Theatro Cachoeirano

18h30 às 20h – Sessão de filme e bate-papo

Malês. Direção: Antonio Pitanga

Bate-papo com Antonio Pitanga e Samira Carvalho

Espaço: Palco Principal (Casa de Câmara e Cadeia)

20h – Maestro Flávio Santos e Sexteto da Orquestra Reggae

21h – Os Skanibais convidam Riane Mascarenhas

 22h – Banda Flexada

SÁBADO | 23/11

Espaço: Palco Principal (Casa de Câmara e Cadeia)

18h30 – Apresentação de Dança com o Grupo ABW

19h – Orquestra Sanfônica

20h – Beatriz Sena e a Cadência Afro Latina

21h – Nelma Marks 

22h – Nathan Gomes canta Tintim Gomes

DOMINGO | 24/11

Espaço: Praça 25 de Junho

13h às 22h – Feira empreendedora

Espaço: Palco Principal (Casa de Câmara e Cadeia)

14h – Fanfarra do Colégio Estadual da Cachoeira

15h – Waha Macy

16h – Samba de Roda Filhos do Caquende

17h – Juninho Cachoeira convida Cleyton

18h – Samba do Lu

PROGRAMAÇÃO SÃO FÉLIX

QUINTA | 21/11

Espaço: Orla da cidade

13h às 22h – Feira empreendedora

16h às 21h – Exposição de Artes Visuais com David Sol e Camille Moreira da Silva

19h – Sessão de filme e bate-papo

Café com Canela. Direção: Glenda Nicácio Bate-papo com Everlane Moraes, curadora e cineasta

SEXTA | 22/11

Espaço: Orla da cidade

15h às 22h – Feira empreendedora

16h às 21h – Exposição de Artes Visuais

18h – Sessões de filmes

MOSTRA MELHOR IDADE | Curta-metragem

A velhice ilumina o vento. Direção: Juliana Segóvia O dia de Jerusa. Direção: Viviane Ferreira

MOSTRA ACESSOS | Curta-metragem

O som das redes. Direção: Ruan Jones Souza Ribeiro. O som ao redor. Direção: David Aynan

SÁBADO | 23/11

Espaço: Orla da cidade

15h às 22h – Feira empreendedora

18h às 20h – Sessões de filme

MOSTRA SONHOS | Curta-metragem

Cores e Botas. Direção: Juliana Vicente O filme de Carlinhos. Direção: Henrique Filho Nascida para brilhar. Direção: Erica Sancil

ABW – Da Quebrada Para O Mundo. Direção: Adler Braga e Sibele Sudré

Espaço: Palco principal (Orla da cidade)

16h às 19h30 – Apresentações Musicais

16h – Lyra Ceciliana

17h – Grupo EX13

17h15 – União Sanfelixta

18h15 – Raízes do Ébano

18h30 – Orquestra Jovem do Recôncavo

DOMINGO | 24/11

Espaço: Orla da cidade

12h às 17h – Feira empreendedora

Espaço: Palco principal (Orla da cidade)

Orquestra do Bala

Grupo Muleki é Tu

Samba de Roda Filhos do Varre Estrada

Marcos Santiago

Assessoria de Imprensa

Foto: Reprodução

WhatsApp Image 2024-12-12 at 19.18
Futuros secretários da gestão de Emília Corrêa já trabalham para 2025
A feira acontece simultaneamente no RioMar e Jardins
Serra do Machado Feita à Mão" chega aos shoppings RioMar Aracaju e Jardins
Thiago Santos
Índice de desocupação de jovens cai em Sergipe e representa efetividade das políticas públicas desenvolvidas pelo governo