Reconhecimento do Governo do Estado e palestras marcam celebração do Dia do Gestor Governamental

Profissionais altamente qualificados e significativos para a implantação e o desenvolvimento de políticas públicas na Administração do Estado, os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) celebraram solenemente nesta quarta-feira, 13, na Biblioteca Pública Epiphânio Dória, o Dia do Gestor Governamental. Promovido pelo Sindicato dos Integrantes da Carreira de Gestão Pública do Estado de Sergipe (Singeps), o evento foi marcado por palestras e contou com a presença de dezenas de gestores governamentais e autoridades, como o governador Fábio Mitidieri e o vice-governador Zezinho Sobral.
Em seu discurso na solenidade, a presidente do Singeps, a gestora governamental, Adelaide Monteiro, ressaltou como os EPPGGs têm papel crucial na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas que afetam diretamente a vida de milhares de cidadãos. Atualmente, 75 gestores governamentais compõem o quadro do Governo do Estado e estão distribuídos em 13 órgãos estratégicos, como a Secretaria de Administração, Fazenda, Casa Civil e Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura.
“É com grande honra e reconhecimento que nos reunimos aqui hoje para celebrar o Dia do Gestor Governamental. Somos responsáveis por traduzir as visões e metas do Governo em ações concretas que impactam positivamente a vida de todos nós”, afirmou Adelaide Monteiro.
Competência e vocação
A presidente destacou ainda que o gestor governamental não é apenas uma profissão, mas sim uma vocação. “Requer compromisso, integridade, habilidades técnicas e um profundo respeito pelo serviço público. É uma jornada que muitas vezes passa despercebida, mas que merece reconhecimento e gratidão. Hoje, quero agradecer a todos pelo incansável trabalho em prol da sociedade. Seu comprometimento e dedicação são a força motriz por trás de um governo eficaz e responsivo”, destacou.
O governador Fábio Mitidieri reconheceu a relevância e a competência do trabalho exercido pelos EPPGGs na Administração Pública e parabenizou a categoria pela data especial. “Também estamos aqui para colocar o nosso Governo à disposição para melhorar cada vez mais o diálogo com os gestores. Nós reconhecemos a importância deles na construção das políticas públicas do Governo”, complementou.
Fábio Mitidieri ainda aproveitou a ocasião para parabenizar em especial Adelaide Monteiro, a primeira mulher a ocupar, desde março deste ano, a Presidência do Singeps. “A nossa doutora Adelaide é a primeira gestora governamental mulher presidente do sindicato. Eu fico mais uma vez feliz em ver as mulheres ocupando tanto espaço de poder”, enfatizou.
Criação do Dia do Gestor
O Dia Estadual do Gestor Governamental existe desde 2022 e foi instituído em Sergipe graças ao Projeto de Lei Nº 206/2022, de autoria do então deputado estadual Zezinho Sobral, atual vice-governador do Estado, que fez questão de participar da comemoração solene.
“É muito importante a gente festejar o Dia do Gestor Governamental, pois tudo que a gente fala em termos de eficiência, qualidade, melhoria dos serviços está baseado em gestão. Então, o nome por si só deles é capaz de traduzir a importância do gestor público para o nosso Estado, para a construção de políticas eficientes. A presença de um gestor numa Secretaria, numa unidade executora, garante para todos nós que a experiência será compartilhada com os demais servidores e garantirá a continuidade de política pública de Estado. Então, fico muito feliz de ter sido propositor desse projeto de lei ainda enquanto deputado e de ver agora esse momento de confraternização”, relatou Zezinho Sobral.
Palestras
 
O evento celebrativo contou com palestras que fomentaram o debate sobre a melhoria da gestão pública no âmbito estadual. A primeira palestra foi “A Importância do Compliance para a excelência da gestão pública”, que foi conduzida por Bruno Fabiano Soares, ex-gestor governamental e atual superintendente da Controladoria-Geral da União – Governo Federal (CGU) em Sergipe. Ele explicou o intuito de sua apresentação.
“O Compliance é um conjunto de tarefas para assegurar a conformidade, a legalidade dos atos, colocando o controle a serviço do gestor público, apontando onde as políticas públicas podem ser melhoradas e, lá na ponta, o cidadão seja beneficiado”, afirmou.
O público presente no evento também assistiu a palestra “Desafios da inovação na gestão pública”, proferida por Guilherme Rebouças, gestor governamental e diretor de Projetos Estruturantes e Planejamento de Longo Prazo da Agência de Desenvolvimento de Sergipe (Desenvolve-SE).
“A inovação é uma matéria de muita simbiose com a nossa carreira, pois a inovação nada mais é do que diretamente termos a curiosidade e a capacidade de mudar os processos que estamos fazendo, para entregar mais, com menor custo, para entregar um valor melhor à sociedade sergipana. Isso está muito no DNA de nossa carreira, fazer mais e melhor, gerir de forma eficiente”, disse.
Via assessoria de imprensa
WhatsApp Image 2024-07-11 at 10.09
Banda Nata do Samba vai se apresentar em Aracaju nesta sexta-feira (12)
IMG_20240702_004334_115
Abrahão Crispim será homenageado na festa dos 90 anos do SEEB/SE
andersonramos_presidenteaci
Presidente da ACI/SE denuncia problemas na emissão do ITBI na Barra dos Coqueiros
Rolar para cima
Rolar para cima