Ricardo Marques acompanha mulher vítima de falha na identificação facial na Corregedoria da PM

No início da tarde desta terça-feira, 7 de novembro, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve com a jovem Gildeane Taislane Santos, de 31 anos, no quartel da Corregedoria de Polícia Militar, que fica no Bairro Santos Dumont, na Zona Norte de Aracaju.

A jovem foi oficializar a denúncia de humilhação e constrangimento que sofreu depois de ser confundida duas vezes pelo Sistema de Identificação Facial, que estava sendo utilizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para reforçar a segurança dos foliões do Pré-Caju 2023, no último fim de semana. Ela também descreveu a forma truculenta feita por alguns policiais militares na segunda abordagem.

Taislane Santos relatou a sua indignação e explicou os dois momentos em que foi abordada por equipes policiais.

“Foram duas abordagens, a primeira foi realizada de forma educada. Os policiais que estavam sem farda pediram para eu me afastar da população e verificaram todos os dados que eu estava fornecendo. Foi constatado que não se tratava da pessoa que estavam procurando”, detalhou a vítima.

Porém, por uma segunda vez, a jovem foi novamente confundida pelo sistema e abordada por policiais militares.

“Já na segunda abordagem foi totalmente diferente, os policiais já chegaram com ignorância, colocando minhas mãos para trás e apertando na frente de todo mundo. Eu fui humilhada, pegaram meu celular, jogaram meu copo no chão e me levaram para dentro do carro da polícia. Eu só sabia chorar”,desabafa.

O vereador Ricardo Marques disse estar acompanhando o caso desde o domingo, 5, depois de ser procurado por familiares de Taislaine. A Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e advogados que estão defendendo a vítima também estiveram na corregedoria da PM.

Assessoria de imprensa

WhatsApp Image 2024-07-11 at 10.09
Banda Nata do Samba vai se apresentar em Aracaju nesta sexta-feira (12)
IMG_20240702_004334_115
Abrahão Crispim será homenageado na festa dos 90 anos do SEEB/SE
andersonramos_presidenteaci
Presidente da ACI/SE denuncia problemas na emissão do ITBI na Barra dos Coqueiros
Rolar para cima
Rolar para cima