
Na manhã de sábado, 8, a Secretaria Municipal do Turismo de Aracaju (Setur), em parceria com o Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), a Guarda Municipal e o Procon de Aracaju, realizou uma ação de fiscalização e conscientização junto às empresas responsáveis pela recepção dos grupos de excursão.
A atividade foi realizada na Orla Pôr do Sol.“ Hoje nós estamos com a intenção de conscientizar as empresas que chegam ao nosso destino turístico. Aqui a gente vai cada vez mais atuar com a política de ter a valorização do profissional guia de turismo habilitado”, afirmou Ícaro Carvalho, diretor de Planejamento e Qualificação do Turismo da Setur Aracaju.
O Decreto Municipal nº 7.805/2017 e as leis estaduais nº 4.930/2017 e nº 8.373/2017 estabelecem como exigência a presença do guia de turismo para acompanhar grupos de excursão que visitam Aracaju. A Lei Municipal n° 5.197/2019 define ainda as penalidades que podem ser aplicadas pelo descumprimento dos dispositivos legais: primeiro, uma advertência oficial; em caso de reincidência, multa de R$ 1.500,00; na terceira notificação, o alvará de funcionamento pode ser cassado.
A presença de um profissional habilitado durante o passeio garante mais segurança e melhora o aproveitamento dos destinos locais. “Para ser guia de turismo é necessário ter credencial do Ministério do Turismo, que é expedida pelo Governo Federal. O guia faz um curso de qualificação e depois registra no Ministério do Turismo”, explicou Irma Karla Barbosa, presidente do Singtur/SE.
Abordado pela fiscalização, Bruno Cordeiro coordenou uma excursão que saiu de Salvador com destino a Aracaju. Ele assegurou que sempre contrata guias para os passeios que organiza. “O guia local tem conhecimento das áreas seguras da região, do contexto histórico da cidade e também ajuda na economia local”, frisou.
De um modo geral, os turistas aprovaram a ação e valorizaram a importância do guia de turismo nas excursões. “Super importante. A gente tem um direcionamento, sabe o que é melhor pra conhecer. A gente se sente mais segura também”, disse a turista Claudia Rossini.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa