Seguindo a tradição, Bloco “As Desconcentradas” abre o carnaval de Itacaré em edição comemorativa de 10 anos

Em 2014, em meio aos agitos de um dos maiores carnavais da Bahia, surgia um grupo de mulheres que decidiram espalhar alegria e irreverência pelas ruas de Itacaré, no litoral sul baiano. Assim nasceu “As Desconcentradas”, agremiação que celebra 10 anos de resistência e protagonismo feminino durante a folia momesca. Como nas edições anteriores, o bloco sem cordas abre oficialmente o carnaval do município (10 a 14 FEV) com desfile na tarde do dia 8 de fevereiro (quinta-feira), com mudança do circuito da Pituba para a orla da Praia da Coroinha.

 

Com ingressos no segundo lote, As Desconcentradas oferece às associadas um kit exclusivo, além de duas festas especiais que antecedem o desfile: a primeira na entrega dos kits, no dia 20/01, no Mirantes Marina, e a segunda na concentração do bloco (08/02), no Ecobeach Club (Praia da Concha), com liberação de fichas para consumo de bebida alcoólica. As vendas estão sendo realizadas presencialmente no Restaurante Maré Alta e on-line através da plataforma Sympla, sem taxa.

 

“Em 2024 chegamos com a extinção dos abadás, que entendemos como um elemento de segregação e estamos oferecendo às nossas apoiadoras um kit lindo, com bag/pochete, bioglitter, copo eco e outros mimos, além de vales de bebidas para a festa da concentração. As Desconcentradas é feito por mulheres e para mulheres, um dia nosso, pra gente se libertar de tudo, de todos, para fazer novos laços, dançar, causar, se fazer presente na cidade e lembrar a todos que estamos aqui, com força e unidas, e que cada aquisição de kit fortalece o movimento, e literalmente, põe o bloco na rua”, disseram as produtoras.

 

Com cerca de 600 foliãs pagantes anualmente, e uma média de três mil no público geral, o bloco adota uma série de medidas para garantir a segurança de todas as mulheres, restringindo a entrada de homens e combatendo o assédio e a violência com uma equipe que trabalha para evitar abordagens intimidativas e constrangimentos. Além disso, o bloco dissemina campanhas de conscientização em seus canais de comunicação e se mantém articulado com agentes de defesa públicos e privados.

 

Ao final do percurso, no dia oficial do desfile do bloco, que tem duração de 7 horas, entre concentração, desfile e encerramento, é previsto que a folia continue, como de costume, com um show onde todas e todos podem participar.

 

O Bloco As Desconcentradas é patrocinado pelo Ecoporan Hotel Charme, parceiro de longa data do Bloco, que em 2024 assume o patrocínio com a cota APRESENTA, junto com seus parceiros Ecobeach Club e ITC. Outras empresas locais apoiam o bloco feminino.

 

SERVIÇO

 

O quê: Desfile do Bloco As Desconcentradas

Quando: 08/02/2024

Horário: A partir das 16h

Onde: Orla da Praia da Coroinha – Av. Antonio Athanásio dos Santos, Itacaré – BA

Concentração: Ecobeach Club, Praia da Concha

Saída: Bar do Pescador, Orla

Encerramento: Praça do Canhão

Atrações: Banda Quilombra, Grupo Percussivo Dedo de Moça, DJ Carolina Levita e outras a confirmar

Pontos de vendas: Restaurante Maré Alta e Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/bloco-de-carnaval-as-desconcentradas/2217251?referrer=linktr.ee)

Fotos: Marianna Santos

WhatsApp Image 2024-07-11 at 10.09
Banda Nata do Samba vai se apresentar em Aracaju nesta sexta-feira (12)
IMG_20240702_004334_115
Abrahão Crispim será homenageado na festa dos 90 anos do SEEB/SE
andersonramos_presidenteaci
Presidente da ACI/SE denuncia problemas na emissão do ITBI na Barra dos Coqueiros
Rolar para cima
Rolar para cima