Segunda edição da Festa de Iemanjá, na Grande Paris, atrai brasileiros, franceses e famosos

Evento foi realizado no dia 11 de maio na comuna de Saint-Ouen 

Batucadas de afoxé, capoeira e outras intervenções artísticas brindaram a 2ª edição da Festa de Iemanjá, promovida pela Associação Odoyá Paris, do cantor e compositor itabunense Tom da Bahia. O evento, guiado pela fé e devoção à rainha do mar, foi sediado no Centro Cultural La Serre Wangari, em Saint-Ouen, mesmo local onde será a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos 2024 na França. Brasileiros que vivem no país, franceses e figuras ilustres marcaram presença, como o prefeito da cidade, Karim Bouamrane, e o ex-jogador de futebol, Raí.

À moda baiana, a Festa de Iemanjá começou ainda pela manhã com uma saudação à homenageada, e se arrastou até a noite com diversas apresentações culturais e musicais, como rodas de capoeira, maracatu, dança afro, stands de gastronomia, além do show de encerramento do anfitrião, Tom da Bahia. Para o organizador, o evento foi um sucesso. 

A Festa de Iemanjá em Saint-Ouen foi um sucesso! Tivemos um dia ensolarado, o que ajudou a abrilhantar o evento. Fizemos uma cerimônia cultuando a nossa rainha Iemanjá e a todos os orixás. Esse ato foi muito simbólico pra gente, porque mesmo distante da Bahia, num lugar que não é tão comum a celebração aos nossos ancestrais, não deixamos de venerar. O evento seguiu com uma série de atividades e contabilizou mais de 1500 pessoas, entre elas o prefeito da cidade e o nosso ilustre Raí, padrinho da Associação Odoyá. Que venha a Festa de Iemanjá 2025!“, comemorou Tom.

Com recursos próprios, a  Associação Odoyá Paris fortalece há dois anos a cultura baiana e afro brasileira em território francês, disseminando para a população, através de ações culturais e socioeducativas, o protagonismo negro nas mais diversas áreas e o combate ao racismo e intolerância religiosa.

Fotos: Ascom Tom da Bahia 

Assessoria de Imprensa

CMA _
Nota de Esclarecimento - CMA
WhatsApp Image 2024-05-19 at 11.20
Projeto de Cícero do Santa Maria homenageia São Tomás More
Dra
Dermatologista explica causas de urticária em crianças
Rolar para cima
Rolar para cima